Design Thinking

O conceito de “Design Thinking” apesar de pelo nome, parecer exclusivamente ligado ao marketing, é muito mais do que isso.

Trata-se de uma forma de abordagem baseada no processo utilizado no campo do design, mas que pode ser ampliada para resolução de problemas, desenvolvimento de serviços ou produtos e planejamento de projetos.   Esse método denominado Design Thinking, utiliza em seu processo observações práticas e perceptivas, contato direto com o cliente e comunicação conjunta com os demais profissionais responsáveis pelo projeto, podendo considerá-lo um método mais “humano”. Essa metodologia não é estática e nem linear, porém, existem alguns passos que podem ser seguidos para utilizá-la:

1. Imersão: É a fase de entendimento do problema ou desafio e até mesmo, das necessidades dos envolvidos. Pode ser feito de diversas formas de observação, como entrevistas por exemplo.  

2. Análise: Nessa etapa as informações obtidas na fase de imersão são organizadas e analisadas, criando uma maior compreensão sobre a problemática e identificando os desafios para serem solucionados.  

3. Ideação: Nesse momento são encontradas, através de brainstomings e debates, as oportunidades e os caminhos a serem trilhados para solucionar os problemas identificados.

4. Prototipação: É o momento de testar o que foi planejado. Nessa etapa inicia-se a concretização das ideias abstratas, onde são feitos diversos testes, e caso seja comprovada a possibilidade de resolução do problema, passa a ser desenvolvido na fase de desenvolvimento.

5. Desenvolvimento: Nessa etapa é feita a aplicação da metodologia planejada anteriormente para a solução do problema identificado na fase de imersão.   O Design Thinking é muito usado, inclusive, para o planejamento de produtos ou serviços no mercado. Mas aqui na Bureau Feerie, nós o utilizamos constantemente, inclusive, para identificar pontos de melhoria na perfomance empresarial de nossos colaboradores.   Você já conhecia esse método ou já aplicou sem saber sobre o conceito?   Comenta aqui embaixo.

PorTeddy Tchogninou

março 30, 2018

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia tambem…

Naming: tudo de criação de nome!

Naming: tudo de criação de nome!

A mensagem é clara: o poder do ser humano em personalizar as coisas pode ser visto como algo comum, mas no mundo das marcas, é um bem necessário caso você queira atingir o sucesso, por isso o naming exige criatividade, estudo e muita estratégia! Naming, você sabe o...

ler mais
4 formas de ganhar da concorrência

4 formas de ganhar da concorrência

Vamos supor que você ou sua empresa desenvolveu um produto, acharam a solução perfeita e estão prontos para transformar em um negócio de ouro, e já estão convencidos de que o produto vai render mesmo. Então, ter a convicção de que o produto ou serviço vai suprir as...

ler mais
Desburocratização pelo digital

Desburocratização pelo digital

A desburocratização dos processos faz parte dos pontos de evolução na era tecnológica. A tecnologia em conjunto com as inovações está melhorando a vida do ser humano quando o assunto é processo. A palavra processo quer literalmente dizer: "organização de um grande...

ler mais

*Prometemos que não mandamos spam