Crise do coronavírus: como manter meu negócio?

Estava tudo fluindo no mundo dos negócios, mas do dia para noite, tudo mudou. A crise do novo coronavírus está afetando a saúde mundial e consequentemente a economia. Fazendo com que todos passassem a viver em meio a aflição.

A pandemia do coronavírus te deixou sem saber o que fazer com o seu negócio?

De uns anos para cá, muitos brasileiros começaram a reagir positivamente no setor econômico. Desde as pequenas às grandes empresas, havia giro de capital, novos clientes, salários e os pagamentos de aluguéis e de fornecedores estavam em dia. Mas hoje, em meio a pandemia do coronavírus, tudo isso parece estar longe de uma solução.

A gripe do coronavírus começou de forma silenciosa, em pouco tempo, se tornou uma pandemia mundial. Logo após, com a determinação do isolamento social, os impactos passaram a atingir diversos setores, inclusive a economia de forma negativa.

A questão é: você não é o único! Muitos estão no mesmo barco que você, aliás, o mundo inteiro. Por isso, o primeiro passo para enfrentar a crise do coronavírus, é ter paciência, compreensão e claro, cuidados com a saúde.

Que proprietário que ainda não se perguntou “Como manter meu negócio em meio a crise do coronavírus?” Bom, eu acredito que todos!

E que bom que você se questiona, isso mostra o valor que a sua empresa tem!

Você como um bom gestor, está atualizado para os atuais problemas econômicos e sociais que estamos enfrentando. Mas lembre-se, as empresas de sucesso sempre dão a volta por cima, principalmente quando a prioridade é o cliente.

Você já deve ter visto, como muitas marcas estão se destacando em meio a crise. No entanto, o ponto crucial para isso, é fazer com que o consumidor tenha lembrança de marca em momentos inesperados.

Você se lembra da palavra solidariedade? Nessas horas, é tudo que você e o seu cliente querem.

Que tal manter uma boa relação e prestar apoio através de uma conversa por telefone nesse momento difícil por exemplo?Além de fortalecer o relacionamento, você ainda será lembrado positivamente pelo seu consumidor, sendo ótimo para a decisão de compra, principalmente neste momento de instabilidade.

O fato é, nem as grandes empresas vão conseguir faturar e gerar novas vendas na crise do coronavírus. Mas uma coisa é certa: com uma boa estratégia, você pode se segurar e manter o seu negócio até que tudo volte ao normal.

Para qualquer empresa, há uma oportunidade na crise do coronavírus

Não, eu não estou de brincadeira! Não é porque as grandes empresas conseguem manter a relevância, que as pequenas e médias não podem. Muito pelo contrário, a oportunidade está aí para quem não quer perder tempo.

Mas lembre-se, oportunidade não é o mesmo que oportunismo.

Houve um aumento dos acessos na internet por conta da quarentena. Agora, as pessoas estão mais vulneráveis a percepção de novas marcas, conteúdos e anúncios. Por isso é preciso ter cuidado, pois há marcas que estão se beneficiando através dos outros e até mesmo no aumentando o preço dos produtos.

Toda decisão precisa ser bem planejada, para que a imagem do negócio não seja afetado. Portanto, acompanhar as mudanças de hábito do seu público, é a primeira oportunidade para que o seu negócio matenha as portas abertas.

Promover um novo modelo de comunicação pode ser assertivo para o seu público diante da crise. Além disso, por conta do isolamento social, o meio digital se tornou uma alternativa para suprir a necessidade de muitos clientes, principalmente pelos fidelizados.

Hoje, mais do que nunca podemos dizer que na situação de crise do coronavírus, a internet e a tecnologia se tornaram nossos melhores amigos. Com inteligência e  estratégia, tudo isso pode ser tornar um combo de oportunidade para o seu negócio.

Veja como os aplicativos estão facilitando grande parte das empresas. O uso de cursos online grátis estão crescendo, sites repaginados se tornam relevantes para divulgar produto/serviço mesmo diante da crise, sendo esta, uma estratégia que ocupa a mente do consumidor e ao mesmo tempo, te torna memorável.

Reinventar e conectar, essas palavras nunca fizeram tanto sentido, e resume quando queremos falar de solução e oportunidade nos negócios.

Interagir com o seu cliente é fundamental, seja para decisões imediatas ou futuras. Manter o envolvimento com o seu consumidor, te fazer entender a fundo as reais frustações, e você ainda pode encontrar uma solução para ele.

Talvez a resposta não seja entregue agora. Afinal, ter um plano garantido é algo oportuno para ele e também para você, assim que a economia volte ao normal.

Aguente firme, o vermelho é só uma cor!

A crise do coronavírus é complicada e de processo longo. Mas isso não quer dizer que não haja necessidade de planejamento ou que não exista solução a curto prazo. As estratégias estão aí para serem utilizadas e mostrar que a cor vermelha pode sim, voltar a ser verde.

Portanto, aproveite essa quarentena para entender mais sobre o seu cliente. Faça da tecnologia seu aliado, trabalhe com estratégias digitais eficazes para que os resultados sejam atingidos pós crise.

Para concluir com chave de ouro, vai mais uma dica: se o seu negócio possui essência de empatia, lembre que há ações que humanizam as marcas, fazendo com que sejam bem vistas pelos consumidores.

Espero que agora você possa encontrar uma solução para o seu negócio em meio a crise do coronvírus. Caso ainda esteja em dúvidas, a Bureau Feerie está aberta para te ajudar no que for preciso. Crise aqui não existe!

Por fim, fique ligado no nosso blog para novas dicas! Caso queira deixar um comentário, crítica ou sugestão, fique à vontade. 🙂

Por Valentina Kay

01/05/2020

8 Comments

  1. Avatar

    Parabéns pelo artigo!

    Reply
    • Avatar

      Parabéns. Artigo maravilhoso.

      Reply
      • Valentina Kay

        Obrigada. Continue acompanhando as novidades do nosso blog!

        Reply
    • Valentina Kay

      Obrigada Luana por ser nossa leitora. Continue nos acompanhando pelo nosso blog!

      Reply
  2. Avatar

    Parabéns! Continue a escrever! Tu podes buscar pautas como: o pós pandemia, a reorganização da sociedade, o que é supérfluo e o que é importante; que experiência fará o consumidor/usuário sair da segurança do lar? Como elas poderão atrativas?
    Grande abraço!

    Reply
    • Valentina Kay

      Obrigada Rochele, é um prazer receber suas sugestões! Fique à vontade para propor novas pautas.

      Reply
  3. Avatar

    Parabéns pelo artigo!! 👏🏻

    Reply
    • Valentina Kay

      Obrigada Ana Laura, continue acompanhando as novidades no nosso blog!

      Reply

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Leia tambem…

Naming: tudo de criação de nome!

Naming: tudo de criação de nome!

A mensagem é clara: o poder do ser humano em personalizar as coisas pode ser visto como algo comum, mas no mundo das marcas, é um bem necessário caso você queira atingir o sucesso, por isso o naming exige criatividade, estudo e muita estratégia! Naming, você sabe o...

read more
4 Formas de ganhar da concorrência

4 Formas de ganhar da concorrência

Vamos supor que você ou sua empresa desenvolveu um produto, acharam a solução perfeita e estão prontos para transformar em um negócio de ouro e estão convencidos de que o produto vai render e se diferenciar da concorrência. Então, ter a convicção de que o produto ou...

read more
Design Thinking

Design Thinking

O conceito de "Design Thinking" apesar de pelo nome, parecer exclusivamente ligado ao marketing, é muito mais do que isso. Trata-se de uma forma de abordagem baseada no processo utilizado no campo do design. O Design Thinking pode ser ampliacada para resolução de...

read more
Desburocratização pelo Digital

Desburocratização pelo Digital

Primeiramente, a desburocratização dos processos faz parte dos pontos de evolução na era tecnológica. A tecnologia em conjunto com as inovações está melhorando a vida do ser humano quando o assunto é processo. Antes de mais nada, a palavra processo quer literalmente...

read more

+700

Inscritos na newsletter

Tendências em Design Corporativo
Metodologias em Comunicação
Anedotas da área