Naming: tudo de criação de nome!

A mensagem é clara: o poder do ser humano em personalizar as coisas pode ser visto como algo comum, mas no mundo das marcas, é um bem necessário caso você queira atingir o sucesso, por isso o naming exige criatividade, estudo e muita estratégia!

Naming, você sabe o que é? Talvez esta palavra não seja familiar, mas com certeza você já deve ter praticado.

Quando você está escolhendo um nome para o seu cachorro, gato, papagaio ou até mesmo para plantas e carros, você está praticando o naming, ou seja, o fato de nomear algo ou alguém.

Mas no mundo da comunicação e marketing, o processo de naming para marcas vai além da criação de um simples nome, pois é necessário um estudo com profundidade e complexidade de forma estratégica. Com base nesses esforços, a criação de nome para as marcas estão sendo cada vez mais valorizadas e relevantes em todo o mundo.

Qual é o primeiro passo para o naming?

Quando você está no processo de escolher o nome do seu cachorro ou afins, a primeira coisa que você faz é pensar em diversos nomes, e para definir você escolhe o qual faz mais sentido.

Nas agências de comunicação, publicidade e marketing, nós chamamos este primeiro passo de brainstorming, que na tradução para o português é a “chuva de ideias”. Em relação ao desenvolvimento de naming a escolha do nome não é o suficiente. 

Por isso, nós vamos te ajudar na criação de naming para marcas.

Veja três dicas essenciais para o processo de naming!

1. A sonoridade é crucial

A criatividade é a chave para o desenvolvimento de naming. No entanto é necessário entender os métodos utilizados durante o processo, para que haja coerência e relevância no resultado final da sua marca.

Você conhece alguém que já pronunciou o nome de alguém, uma marca ou produto de forma errada? É chato e até mesmo constrangedor. Por isso é necessário um estudo de sonoridade. O nome quando for definido precisa ser harmonioso e agradável de ouvir. E principalmente, que seja fácil na pronúncia, na leitura, escrita e no reconhecimento. 

Temos como exemplo a brevidade em nomes curtos e os que começam com as primeiras letras do alfabeto podem estar no topo da busca, conforme esteja em ordem alfabética na internet.

E por último, guarde esta frase com atenção: o objetivo da sonoridade é tornar a marca inconfundível. 

2. Um bom significado, muda tudo!

Durante a criação, o significado do nome é a parte mais legal né? Mas não podemos esquecer que há um processo por trás, pois não é só de imaginação que se vive.

Portanto, o significado do nome precisa acima de qualquer coisa comunicar. O ideal é evitar nomes que façam sentido apenas para você, pois é necessário transmitir sentimentos e percepções que sejam coerentes com o posicionamento da marca. É importante lembrar em não utilizar nomes comuns, pois a falta de originalidade pode causar negação no primeiro impacto.

A personalização dos próprios nomes nas marcas é muito comum, e pode até ser interessante no precesso de naming. Mas não esqueça! O mercado é muito volátil e se um dia a sua empresa for vendida ou falida, o seu nome estará registrado. O ideal é analisar com atenção e claro, priorizar a criatividade e a imaginação.

Além disso, é muito frequente em desenvolvimento de naming a busca por palavras estrangeiras. É importante conferir a tradução, para que não haja significados negativos em outras línguas, países ou algo que possa remeter a fatos históricos, todo cuidado é pouco!

3. O diferencial está na exclusividade.

Com a definição do significado do nome, o próximo passo no naming é chegar no quesito exclusividade. Tá, mas ser exclusivo em que sentido você deve estar me perguntando.

Vamos lá! O mundo por si só, exige das marcas um diferencial ou exclusividade nos produtos e serviços, mas acima de tudo, é preciso ter um nome exclusivo. É preciso verificar em todos os aspectos jurídicos se não há uma empresa com o nome que você escolheu. E lembre-se que a verificação pode ser feita no registro de domínio na internet.

Outro fator importante para tornar a sua marca exclusiva é: não copie da concorrência. É comum as marcas utilizarem estratégias de nomes similares e sinônimos, o que causa má impressão em relação a inovação e credibilidade.

Criação de nome é um processo e tanto.

Com todas as nossas dicas, vocês puderam acompanhar o passo a passo para o  desenvolvimento de criação de nome. Hoje, as marcas que investem em naming e branding, possuem resultados com maior grau de sucesso. Além de serem vistas com um diferencial.

Então não se esqueça! Cometer alguns destes erros, poderá estragar a imagem da sua marca e todo trabalho feito poderá ir por água abaixo. E não é isso que queremos né?

Se você gostou das nossas dicas, que tal continuar acompanhando as novidades do nosso blog? Ou comentar embaixo o que você achou ou até mesmo uma sugestão?

Por Valentina Kay

01/04/2020

4 Comments

  1. Avatar

    Ótimo texto.
    Muito bem escrito e criativo.

    Reply
    • Valentina Kay

      Obrigada Rodrigo! Trabalhamos com uma linguagem dinâmica e de fácil leitura, para que leitores como você continue nos acompanhando!

      Reply
  2. Avatar

    É muito importante trazer a público os termos da criação para que os clientes entendam exatamente o serviço que vai suprir suas necessidades. Ótimo texto, claro e eficiente!

    Reply
    • Valentina Kay

      Obrigada Cleber, fico feliz com o seu comentário. O nosso objetivo é trazer informações e curiosidades relevantes para os nossos leitores. Continue nos acompanhando!

      Reply

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Leia tambem…

4 Formas de ganhar da concorrência

4 Formas de ganhar da concorrência

Vamos supor que você ou sua empresa desenvolveu um produto, acharam a solução perfeita e estão prontos para transformar em um negócio de ouro e estão convencidos de que o produto vai render e se diferenciar da concorrência. Então, ter a convicção de que o produto ou...

read more
Design Thinking

Design Thinking

O conceito de "Design Thinking" apesar de pelo nome, parecer exclusivamente ligado ao marketing, é muito mais do que isso. Trata-se de uma forma de abordagem baseada no processo utilizado no campo do design. O Design Thinking pode ser ampliacada para resolução de...

read more
Desburocratização pelo Digital

Desburocratização pelo Digital

Primeiramente, a desburocratização dos processos faz parte dos pontos de evolução na era tecnológica. A tecnologia em conjunto com as inovações está melhorando a vida do ser humano quando o assunto é processo. Antes de mais nada, a palavra processo quer literalmente...

read more

+700

Inscritos na newsletter

Tendências em Design Corporativo
Metodologias em Comunicação
Anedotas da área